;
Ferramenta de comunicação para socialização de experiências exitosas no programa GESTAR II. Onde professores formadores, cursistas e alunos poderão interagir. Compartilhando seus avanços e suas dificuldades no transcorrer do curso.
Gestar é um programa de formação continuada em serviço para professores de Português e Matemática que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O saco literário


Para o estudo intuítivo dos tipos e gêneros literários confeccionei um saco estilizado e coloquei dentro do mesmo: revistas, livros, bulas de remédios, panfletos, cartas comerciais, cartas familiares, jornais, rótulos, apostilas, receitas culinárias, manuais de instruções, e-mails, poesias, etc. Em seguida cada cursista retirou do saco literário uma publicação analisou-a por cinco minutos e pedi que quem quisesse concorrer ao prêmio de levar o saco literário para sua escola viesse a frente e compartilhasse com a turma a finalidade do seu texto e a quem essa publicação interessava, por exemplo a revista Toda Teen, possui por finalidade entreter o público jovem de uma maneira descontraida, abordando assuntos inerentes a este tipo de interlocutor e a publicação interessa aos adolescentes. Então vários cursistas apresentaram as suas publicações e concluiram que cada uma possuia um gênero de acordo com a sua finalidade e a que tipo público estava intencionalmente direcionado. O saco foi para uma cursista.

pauta da 1ª oficina de Língua Portuguesa

Dinâmica de socialização
Conversa informal sobre o GESTAR II
Entrega do material para os professores que não receberam o Kit na sua escola
O saco literário
Sorteio do saco literário
Texto para análise: Tipos e gêneros textuais
Intervalo
Trabalhando o TP3
Atividade para socialização
Estudos domiciliares
Entrar em acordo sobre os próximos encontros
Avaliação da oficina

Dinâmica de apresentação


A oficina nº 01 de Língua Portuguesa teve início com a apresentação de slides. E a dinâmica de grupo: Vou viajar com...


Descrição da dinâmica: foram feitos crachás dos cursistas e colocados dispostos em cima da mesa. Então cada slide continha a bandeira de um estado brasileiro e seu hino. Cada cursista foi convidado pela professora formadora, Terezinha Melo, a vir à frente, apresentar-se e falar um pouco sobre sua vida profissional e em seguida escolher um crachá e convidar o cursista a viajar para o estado que apresentava-se na tela do data show naquele momento. Quando o colega chegava para receber o crachá também procedia da mesma maneira que o primeiro. A mudança estava apenas no estado e hino. Por exemplo: o primeiro Acre, o segundo Alagoas, o terceiro Amazonas... e assim por diante.





Professores da Rede Estadual de Juazeiro do Norte - Ce na Aula Inaugural. Dia 12/09/2009

Oficina 1



Aula Inauguaral
Abertura
Palavra da Coordenadora 19ª CREDE, Edna Belém






















Professores da Rede Estadual de
Juazeiro do Norte-Ce na
Aula Inaugural do Gestar II



















Contatos

Textos

Dinâmica de Apresentação
PAUTA DA OFICINA 01
O SACO LITERÁRIO
Trabalhando os textos da oficina 02

Vídeos

O horto e suas paisagens

Fotos

Aula inaugural
Oficina 1
Fotos oficina 02

Oficinas

Aula inaugural GESTAR II Juazeiro do Norte (professores da rede estadual)
Oficina 1
Dinâmica de Apresentação
Oficina 2Orientações para estudos domiciliares

;