;
Ferramenta de comunicação para socialização de experiências exitosas no programa GESTAR II. Onde professores formadores, cursistas e alunos poderão interagir. Compartilhando seus avanços e suas dificuldades no transcorrer do curso.
Gestar é um programa de formação continuada em serviço para professores de Português e Matemática que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

terça-feira, 27 de abril de 2010

ATIVIDADE PROPOSTA

A gíria

Nossa língua é a portuguesa, mas ela tem variações, isto é, cada grupo social fala de um jeito próprio, de acordo com a região em que mora, idade, nível social, sexo, profissão. Essas variações são chamadas dialetos.

Por vezes, o dialeto é usado por um grupo fechado, por exemplo, o dos surfistas, dos pescadores, dos pagodeiros, dos caminhoneiros, etc. E tem palavras que são conhecidas e entendidas apenas por quem pertence ao grupo. Essa linguagem é chamada de gíria.

A gíria é usada na linguagem coloquial falada, por adultos e crianças.

Veja trechos do livro A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes, em que a menina

Raquel usa muitas gírias:

“Levei uns cascudos que eu vou te contar. (...) fui cedo pra cama porque vi logo que ia dar galho. (...) Fui dormir na maior fossa de ser criança podendo tão bem ser gente grande.” (p.14)

“Mas não era música antiga não: era uma música tão quente que todo o mundo ficou ligado e deixou tudo que tava fazendo pra ir pro meio da casa dançar. Faziam uns passos bacanas, riam, cantavam, cada um curtindo a farra mais que o outro.” (p.9)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:hz_NaWJXnL21vM:http://4.bp.blogspot.com/_6bOWBskCRW0/Sk6MhgBBkKI/AAAAAAAAAS0/Tg3hDX1w-Ew/s320/G%C3%ADrias.jpg Nunes, Lygia Bojunga. A bolsa amarela.

Atividade 1

1. Grife os termos de gíria.

2. Você considera que esses termos são adequados à fala da menina? Por quê?

Várias expressões que inicialmente faziam parte da gíria podem passar a ser usadas na linguagem comum. Observe as expressões a seguir, que fazem parte da gíria dos surfistas.

Aê: saudação

Animal: surfista agressivo

Bacalhau: mulher feia

Batida: manobra em que se acerta a crista da onda com a parte de baixo da prancha

Brother, brô: forma de tratamento entre surfistas

Cabeludo: mar perigoso

Casca-grossa: surfista experiente, que não teme ondas grandes

Fissura: vontade de fazer algo

Maria-parafina: garota que gosta de surfistas

Marreca: onda pequena

Pagar mico: passar vergonha

Tomar vaca: levar um tombo

3. Você já deve ter ouvido algumas das gírias acima, usadas por gente que não é surfista e com sentido igual ou muito próximo ao da lista. Que expressões são essas?

4. Leia o texto:

“Aqui no grupo a gente só quer turbinado. Roda-presa e Zé-sujinho não têm vez. No tapetão preto, o negócio é manter o bruto na mão certa e ser amigo do João-de-barro. E na hora de fazer apanha, saber muito bem se é coisa honesta, que não vai dar bode. E tem que ser companheiro: na hora de parar pra comer um produto, se o irmão caminhoneiro não tem pra inteirar a conta, tem que ajudar ele.

a) A que grupo profissional pertence o autor do texto?

b) Qual é o assunto do texto?

c) Que dialeto é usado?

d) Talvez você não entenda todas as gírias do texto. No entanto, reescreva-o “traduzindo” os termos que conseguir e usando o dialeto formal. No momento dos comentários, você terá a oportunidade de conferir a resposta com o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;