domingo, 8 de novembro de 2009
OFICINA 03 - 07 DE NOVEMBRO DE 2009
PAUTA DA 3ª OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA GESTAR II
PROFESSORA FORMADORA: TEREZINHA MARIA DE MELO NUNES
DATA: 07 DE NOVEMBRO/2009
LOCAL: EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA
1º Momento: Oração - poesia: O alpinista
Dinâmica: quanto tempo eu tenho?
2º Momento: Conversa sobre o portfólio apresentação de slide.
3º Momento: Socializar experiências exitosas dos alunos dos cursistas em sala de aula onde o material do GESTAR II foi utilizado através de relatório.
4º Momento: Analisar as unidades 10, 11 e 12 do TP3.
Leitura de trechos do cordel Pavão Misterioso
(Técnica de leitura: passe a bola)
Slide: A literatura de cordel
Slide e música: Pavão Misterioso
5º Momento: Gravação para DVD dos professores cursistas interpretando os cordéis por eles elaborados.
Apresentação dos estudos à distância.
DINÂMICA DE GRUPO: quanto tempo eu tenho?
Quanto tempo eu tenho
Objetivo: Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro.
Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta uma alegria, uma tristeza etc. (Podem-se criar outras conforme o objetivo proposto).
Desenvolvimento:
1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. A
2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.
3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso. Caso alguém não consiga, o facilitador poderá usá-lo para que os outros façam perguntas (pessoais) como numa entrevista.
4. Outra variante é fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fósforo para falar o que conhece do companheiro.
5. Usar a dinâmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina.
Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando).
Resultado esperado: Ter feito uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.
A dinâmica acima apresentada foi de uma riqueza ímpar para socialização dos professores cursistas no início da oficina 03. As fichas com as imagens e as palavras escolhidas foram chave para textos orais coerentes, coesos e cheios de emoção. A agilidade de pensamento também foi bastante estimulada, pois a chama do palito de fósforo foi precursora de um discurso enxuto e significativo.
Cada professor recebeu o detalhamento da dinâmica para posterior aplicação em sala de aula. Uma professora cursista ganhou as fichas para trabalhar nas suas turmas e os demais foram orientados a elaborarem as suas fichas com desenhos, colagens, etc.
Professora formadora Terezinha Melo
ESBOÇO DE UM PROJETO
ESBOÇO DE UM PROJETO PARA ESCOLA
Professora formadora: Terezinha Melo
Para conclusão do curso GESTAR II, os cursistas deverão desenvolver um projeto, de preferência interdisciplinar, a ser implantado e implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
1. Interdisciplinar: áreas do conhecimento envolvidas;
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2. Justificativa: relevância do projeto;
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3. Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no Programa de Formação Continuada GESTAR II e contextualizados em sala de aula;
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4. Problemática: Situação problema;
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5. Fundamentação Teórica: conceitos e teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas;
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6. Objetivos gerais e específicos a serem alcançados;
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7. Metodologia: Passos a serem seguidos e recursos materiais a serem utilizados para sua realização.
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8. Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos;
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9. Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e suas respectivas atribuições;
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10. Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentais a serem utilizados.
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Foi entregue a cada cursista o esboço acima apresentado para que cada um iniciasse o seu processo de construção do projeto final do curso GESTAR II. Eles foram orientados através do texto "Transposição Didática" a fazerem uma adequação do material fornecido pela equipe do GESTAR II a realidade de cada turma por eles assistidas. Dessa forma acredito que os projetos também serão norteados por uma contextualização significativa e edificante para o aluno.
Professora formadora
Terezinha Melo
ESBOÇO DE UM PROJETO
ESBOÇO DE UM PROJETO PARA ESCOLA
Professora formadora: Terezinha Melo
Para conclusão do curso GESTAR II, os cursistas deverão desenvolver um projeto, de preferência interdisciplinar, a ser implantado e implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
1. Interdisciplinar: áreas do conhecimento envolvidas;
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2. Justificativa: relevância do projeto;
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no Programa de Formação Continuada GESTAR II e contextualizados em sala de aula;
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4. Problemática: Situação problema;
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5. Fundamentação Teórica: conceitos e teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas;
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6. Objetivos gerais e específicos a serem alcançados;
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7. Metodologia: Passos a serem seguidos e recursos materiais a serem utilizados para sua realização.
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8. Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos;
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9. Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e suas respectivas atribuições;
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10. Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentais a serem utilizados.
RELATÓRIO
| GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 19ª CREDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA GESTAR II – português PROFESSORA FORMADORA: Terezinha Melo Juazeiro do Norte-CE | |
Relatório nº: | Turma : 01 | Turno: |
Área: | TP: | Data: |
Escola Estadual: | ||
Professora Formadora: | ||
Professor (a) Cursista: |
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LITERATURA DE CORDEL
Poesia popular característica do Nordeste
Literatura de Cordel é o nome dado às histórias do romanceiro popular do sertão Nordeste do Brasil (em especial Pernambuco, Paraíba e Ceará). A origem do nome "Literatura de Cordel" está em folhetos de impressão precária e expostos à venda pendurados em varais de barbante. O nome vem de Portugal, onde esse tipo de folheto de literatura popular também era produzido. Também eram encontrados em países como Espanha, França, Itália e Alemanha.
Esse tipo de folheto surgiu na Idade Média, por volta dos séculos 11 e 12. Com a invenção da imprensa (1450), essa literatura que até então era oral e recitada por jograis e menestréis ambulantes, passou a ser vendida em folhetos de papel ordinário e preço barato. Surgia, assim, a literatura de folhetos.
Literatura de Cordel no Brasil
A literatura de cordel chegou ao Brasil com nossos colonizadores, instalando-se na Bahia e nos demais estados do Nordeste, onde encontrou um terreno fértil. Por volta de 1750, apareceram os primeiros poetas populares que narravam sagas em versos, visto que a maioria desse povo, sequer sabia ler e as histórias eram decoradas e recitadas nas feiras ou nas praças. Às vezes, acompanhadas por música de violas. Portanto, surgiu também no Brasil, como literatura oral, característica fundamental da cultura popular.
Enfim, foram esses cantadores do improviso, itinerantes, os precursores da literatura de cordel escrita. E verdadeiros repórteres, pois eram eles quem divulgavam as notícias nos lugares mais longínquos, especialmente, os acontecimentos históricos do Brasil, narrados em verso. O fenômeno só despertou o interesse dos estudiosos letrados em fins do século 19, começo do século 20. O poeta paraibano Leandro Gomes de Barros é considerado por esses pesquisadores, o primeiro a imprimir e vender seus versos, por volta de 1890.
Temas da Literatura de Cordel
Na riquíssima literatura de cordel nordestina há uma grande variedade de temas, tradicionais ou contemporâneos, que refletem a vivência popular, desde os problemas atuais até a conservação de narrativas inspiradas no imaginário ibérico (incluída aí a tradição que remonta a invasão da Península pelos mouros). Assim, não é difícil compreender histórias de cavaleiros medievais, nem um folheto como o "Romance do Pavão Misterioso", onde encontramos nítidas influências das celébres "Mil e Uma Noites".
Mas não há limite na escolha dos temas para a criação de um folheto, que tanto pode narrar os feitos de cangaceiros, as espertezas de heróis como João Grilo e Pedro Malasartes ou uma história de amor, ou ainda acontecimentos importantes de interesse público, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954. Também são comuns os temas sobrenaturais, como a chegada de Lampião no Inferno ou a realização de profecias de Antônio Conselheiro. Com o advento dos meios de comunicação de massa, os astros da TV também passaram a aparecer como personagens de cordel.
Meios de comunicação de massa
Por outro lado, rádio e TV, com sua ação padronizadora, foram levando para o sertão os elementos mais característicos da cultura urbana e concorrendo com a literatura de cordel. Porém, se os folhetos hoje não fazem o mesmo sucesso que fizeram em outras épocas, eles ainda não desapareceram e são encontrados também nas comunidades nordestinas que habitam as grandes cidades brasileiras, como Rio e São Paulo.
Métrica e rima
Os folhetos de cordel brasileiros (também chamados "folhetos de feira"), com textos poeticamente estruturados, têm a sextilha (conjunto de seis versos) como estrofe básica, mas há também as septilhas, oitavas e as décimas (respectivamente sete, oito e dez versos, este último também chamado "martelo").
A métrica dos versos é em geral a redondilha maior, ou seja, os versos de sete sílabas, mas sem o rigor que vigora na poesia erudita. Finalmente, têm rimas e vocabulário simples, mas nem por isso perdem - antes ganham - em valor estético. Os folhetos são ilustrados principalmente com xilogravuras, ou seja, gravuras rústicas feitas a partir de entalhes em chapas de madeira. Um exemplo é a capa do "Romance do Pavão Misterioso" que ilustra este artigo.
Por fim, convém lembrar que há produções semelhantes em alguns países da América hispânica, como Argentina, Nicarágua, México, Colômbia, Chile e Venezuela. Todavia, nossos vizinhos denominam sua produção poética de el corrido, e são sempre cantadas.
Através destas informações e as do TP3 formatei um slide sobre a literatura de cordel, bem como um slide com a música Pavão Misterioso do cantor e compositor Ednardo para que os professores cursistas apresentassem para seus alunos a poesia de cordel de maneira lúdica e prazerosa.
Confeccionei um cd para cada escola com professores matriculados no programa GESTAR II. Em seguida cada professor foi estimulado a criar o seu cordel e filmamos numa sala isolada cada professor interpretando a sua criação. Foi além de divertido muito proveitosa a elaboração da tarefa, pois cada mestre explorou o seu lado poético e observou a possibilidade de também instigar o seu aluno a fazer o mesmo. Soltar a imaginação, brincar com as palavras e acima de tudo escrever com significação, pois cada um possuía um interlocutor e uma finalidade.
Interlocutor: Os espectadores do DVD.
Finalidade: Elaboração do DVD da oficina 03 de Língua Portuguesa para posterior análise na oficina 04.
Foi entregue a cada escola um modelo elaborado no publisher para facilitar a confecção do cordel em sala de aula. Utilizando a técnica da dobradura.