Quanto tempo eu tenho
Objetivo: Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro.
Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta uma alegria, uma tristeza etc. (Podem-se criar outras conforme o objetivo proposto).
Desenvolvimento:
1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. A
2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.
3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso. Caso alguém não consiga, o facilitador poderá usá-lo para que os outros façam perguntas (pessoais) como numa entrevista.
4. Outra variante é fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fósforo para falar o que conhece do companheiro.
5. Usar a dinâmica para perguntar: que significa amizade ou ainda, para revisar qualquer disciplina.
Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? É fácil falar de nós mesmos? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando).
Resultado esperado: Ter feito uma reflexão sobre o tempo que estamos na terra e o que podemos ser para os outros. A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.
A dinâmica acima apresentada foi de uma riqueza ímpar para socialização dos professores cursistas no início da oficina 03. As fichas com as imagens e as palavras escolhidas foram chave para textos orais coerentes, coesos e cheios de emoção. A agilidade de pensamento também foi bastante estimulada, pois a chama do palito de fósforo foi precursora de um discurso enxuto e significativo.
Cada professor recebeu o detalhamento da dinâmica para posterior aplicação em sala de aula. Uma professora cursista ganhou as fichas para trabalhar nas suas turmas e os demais foram orientados a elaborarem as suas fichas com desenhos, colagens, etc.
Professora formadora Terezinha Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário