Para a realização das atividades previstas em cada TP, é necessário que o professor cursista dedique:
. Cinco horas por semana, fora do horário de trabalho, para estudo individual a distância do Caderno de Teoria e Prática.
. Quatro horas, nas datas previstas no calendário acima, para Oficinas, assistidas pelo formador de Língua Portuguesa.
. Quarenta horas para elaboração do projeto de trabalho.
Você pode constatar que a maior parte da carga é destinada a estudos individuais e à Lição de Casa, isto depende de você ler, escrever, resolver problemas, elaborar questões e colocar em prática os seus conhecimentos. È por este motivo que o curso é denominado como semipresencial, porque, na maior parte do tempo, você está estudando em sua casa, com o material impresso do curso.
Organização do tempo da comunidade escolar e a sua articulação com a proposta do Gestar II
Além do acompanhamento das atividades do programa, é necessário prever o tempo necessário para que, ao final de cada semestre, os diretores das escolas, os funcionários, os pais e demais integrantes da comunidade escolar participem de reuniões de avaliação das ações e do progresso dos alunos.
Projeto
O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:
a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa seja contextualizado à realidade de sala de aula.
b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.
e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização.
f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.
g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim, como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.
Lição de Casa
Trata-se de uma exigência do programa. A partir das atividades aplicadas em sala de aula, você deverá elaborar o relato de sua prática. Os relatos serão entregues ao formador junto com as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Esse material deverá ser organizado de forma a compor o portifólio de seus trabalhos e inclui uma reflexão sobre os trabalhos dos alunos.
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