;
Ferramenta de comunicação para socialização de experiências exitosas no programa GESTAR II. Onde professores formadores, cursistas e alunos poderão interagir. Compartilhando seus avanços e suas dificuldades no transcorrer do curso.
Gestar é um programa de formação continuada em serviço para professores de Português e Matemática que lecionam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

domingo, 29 de novembro de 2009

Orientações para estudos domiciliares

Para a realização das atividades previstas em cada TP, é necessário que o professor cursista dedique:

. Cinco horas por semana, fora do horário de trabalho, para estudo individual a distância do Caderno de Teoria e Prática.

. Quatro horas, nas datas previstas no calendário acima, para Oficinas, assistidas pelo formador de Língua Portuguesa.

. Quarenta horas para elaboração do projeto de trabalho.

Você pode constatar que a maior parte da carga é destinada a estudos individuais e à Lição de Casa, isto depende de você ler, escrever, resolver problemas, elaborar questões e colocar em prática os seus conhecimentos. È por este motivo que o curso é denominado como semipresencial, porque, na maior parte do tempo, você está estudando em sua casa, com o material impresso do curso.

Organização do tempo da comunidade escolar e a sua articulação com a proposta do Gestar II

Além do acompanhamento das atividades do programa, é necessário prever o tempo necessário para que, ao final de cada semestre, os diretores das escolas, os funcionários, os pais e demais integrantes da comunidade escolar participem de reuniões de avaliação das ações e do progresso dos alunos.

Projeto

O professor cursista deverá desenvolver um projeto para a finalização do programa, de preferência interdisciplinar, a ser implementado em sala de aula, apresentando a estrutura a seguir:

a) Temática: definir um tema que possa desenvolver os conhecimentos adquiridos no programa seja contextualizado à realidade de sala de aula.

b) Problemática: definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

c) Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

d) Objetivos: definir quais são os objetivos gerais e específicos a serem alcançados com a sua implementação.

e) Metodologia: definir os passos a serem seguidos e os recursos materiais a serem utilizados para a sua realização.

f) Cronograma: definir o cronograma de cada etapa de desenvolvimento e os seus respectivos prazos.

g) Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim, como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.

h) Avaliação: definir o processo de avaliação e os instrumentos a serem utilizados.

Lição de Casa

Trata-se de uma exigência do programa. A partir das atividades aplicadas em sala de aula, você deverá elaborar o relato de sua prática. Os relatos serão entregues ao formador junto com as atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Esse material deverá ser organizado de forma a compor o portifólio de seus trabalhos e inclui uma reflexão sobre os trabalhos dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;